Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pós-Graduação
Início do conteúdo da página

Sobre o PPG-PSI

Publicado: Quarta, 06 de Fevereiro de 2019, 11h17 | Última atualização em Segunda, 22 de Abril de 2019, 11h14 | Acessos: 1815

Links relacionados:

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI-UFAM) foi criado em 2009 através da publicação do Parecer nº 122/2009 do MEC , publicada no D.O.U. de 19/6/2009, Seção 1, pág.23 a 28. O PPGPSI oferece o curso em nível de Mestrado, sendo o único mestrado em Psicologia no Estado do Amazonas, respondendo a uma demanda de expansão da formação em Psicologia em nível superior no estado. Apesar da história relativamente recente da formação em Psicologia em nível de Graduação no Amazonas, o estado conta com o funcionamento de 09 cursos de Graduação até o presente ano, todos sediados na capital. O PPGPSI vem atender a uma demanda própria da qualificação dos psicólogos no estado do Amazonas, bem como responder à política de expansão dos programas de pós-graduação na região Norte, face à necessidade de formação de quadros de docentes e de pesquisadores neste contexto.

Dentre as diretrizes e metas da Universidade Federal do Amazonas, constam a oferta dos cursos de pós-graduação em nível de Mestrado e Doutorado nas diversas áreas do conhecimento, sendo o PPGPSI um dos programas que integra a política da UFAM, com a responsabilidade em pensar problemáticas da região Amazônica, tendo em vista a produção e expansão do conhecimento científico através da formação de quadros profissionais qualificados.

Nesta perspectiva, o curso de Mestrado em Psicologia da UFAM vem correspondendo às demandas e políticas científicas locais e nacionais, efetivamente formando pesquisadores e docentes para o ensino superior. A formação ético-crítica vem refletindo em uma produção local que articula os conhecimentos teóricos e metodológicos afeitos ao conhecimento universal da Psicologia, com o estudo de temáticas vinculadas à realidade social regional. O PPGPSI já desponta como parte importante do compromisso social de produção autóctone de conhecimento na região, socialmente referenciada e sensível às especificidades do contexto amazônico.

A produção do PPGPSI já constitui um marco no avanço e aprofundamento da pesquisa em Psicologia acerca da e na região Amazônia, desenvolvida por um grupo de pesquisadores docentes e discente atento à diversidade. Até outubro de 2017, o programa registrou, em seus 8 anos de existência, 97 dissertações concluídas, distribuídas nas duas linhas que compõem o curso. A produção derivada do PPGPSI estende-se, para além das dissertações, em artigos científicos, livros, capítulos de livros, relatórios técnicos. As atividades do PPGPSI e seus produtos incluem a participação não apenas dos discentes e docentes do Programa, mas de alunos de graduação (Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso, Monitores e extensionistas) e pesquisadores colaboradores de instituições nacionais e estrangeiras, configurando pois, uma rede de pesquisa em Psicologia a partir do estado do Amazonas.

O impacto social da produção acadêmica já se faz sentir nas políticas públicas locais relativas à promoção de saúde e desenvolvimento social e humano em diversas áreas, tais como: políticas de saúde mental, atenção básica, saúde do trabalhador; atenção ao adolescente em conflito com a lei; atenção a pacientes, familiares, trabalhadores e grupos sociais relacionados ao câncer e AIDS; identidades e diversidade social no contexto amazônico; educação; assistência social.

Fim do conteúdo da página