Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

PACE

Publicado: Quarta, 27 de Fevereiro de 2019, 13h47 | Última atualização em Segunda, 22 de Abril de 2019, 10h40 | Acessos: 288

202/2019-1 - Ações de prevenção à violência de gênero e promoção de práticas emergentes em Psicologia.

Coordenador: Consuelena Lopes Leitão

Colaboradores: Prof. Iolete Ribeiro da Silva, Prof. Raquel Wiggers, Wender Araújo, Karolina Ribeiro Carvalho Kelly Pereira Uchoa,  Igor Rodrigues Brelaz, Pedro Simão de Castro, Laís Cristine Sanos Souza, Fernanda Sousa Ferreira.

O presente projeto trabalha com a prevenção de vulnerabilidade sociais como violência de gênero (sexual, doméstica, obstétrica, dentro outras). Os objetivos principais do projeto envolvem intervenção psicológica, autonomia, projeto de vida de crianças, adolescentes e adultas do gênero feminino em situação de vulnerabilidade. Suas ações englobam também intervenções que articulam trabalhos para o programa SAE que atende a pessoas com HIV e doenças sexualmente transmissíveis que também acometem as vítimas de violência. A partir de diversas ações interligadas, que incluem: intervenção psicológica, artesanato, economia solidária, oficinas de cidadania, preparação para o mercado de trabalho, biblioteca humana, atividades corporais; Diversas jovens e mulheres passam por várias experiências de construção e transformação psicológica, pessoal e social. Portanto, o projeto funciona em conjunto com as ações do serviço de psicologia do SAVVIS (Serviço de Atendimento a Vítimas de Violência Sexual) e SAE (Serviço de Atendimento Especializado), que faz o diagnóstico e acompanhamento de usuários que convivem com HIV, na policlínica Dr. Antônio Reis – SEMSA (Secretaria Municipal de Saúde), com apoio dos estagiários de psicologia UFAM e UNINORTE atende também uma população na área de diversidade com ações voltadas para a saúde mental.

 

203/2019-1 - Cinema na Comunidade

Coordenadora: Lidia Rochedo Ferraz

O projeto Cinema na Comunidade visa trabalhar com os jovens do bairro Puraquequara através do cinema em debate. Busca trabalhar com animações e cinemas que tragam novas imagens que se diferenciem das presentes na televisão e nas realidades junto à escola à família. Estas imagens visam propiciar conteúdos educativos, envolvendo o debate sobre questões como respeito, diversidade¸ valores, direitos humanos, entre outros, respeitando a capacidade cognitiva, desenvolvendo a autoconfiança junto ao grupo, e o desenvolvimento socioafetivo. Busca trabalhar o cinema de forma educativa, sociabilizante e de crescimento pessoal.

 

204/2019-1 - Canta junto – Coral da Faculdade de Psicologia

Coordenadora: Gisele Cristina Resende

Colaboradores: Prof. Cláudia Sampaio

 O projeto Canta Junto iniciou suas atividades em agosto de 2018 como atividade de extenção ( Canta Junto/Loucos por Música) na faculdade de psicologia. Surgiu da demanda por espaços de integração e de promoção de atividades satisfatórias e promotoras de saúde, como forma de minimizar o estresse e adoecimento decorrente da natureza da atividade acadêmica, quer na perspectiva dos alunos, professores ou técnicos. A metodologia é centrada nos princípios de integração, participação, cooperação, conhecimento de si, alteridade, autoria/autonomia e solidariedade. Os ensaios serão realizados semanalmente com grande grupo e apresentações na comunidade acadêmica. Como resultados, pretende-se continuar promovendo saúde, bem-estar e fortalecimento de vínculos na comunidade acadêmica de psicologia, através das atividades e espaços de convivência do canto – coral, além de subjetividades enriquecidas da sensibilidade apreciação musical.

Fim do conteúdo da página