Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Extensão > Programas
Início do conteúdo da página

Programas

Publicado: Quarta, 27 de Fevereiro de 2019, 13h29 | Última atualização em Segunda, 22 de Abril de 2019, 10h59 | Acessos: 624

PROGRAMA PURAQUEQUARA

O programa tem como eixo principal a prática da educação para a sustentabilidade, através da promoção de atividades socioeducativas, que contribuam para o aprofundamento reflexivo sobre questões locais direcionadas à conservação e à sustentabilidade socioambiental local.

Objetiva proporcionar ações voltadas à disseminação dos conceitos, princípios e diretrizes da Educação Ambiental, com especial atenção para o bairro Puraquequara, fortalecendo o desenvolvimento de competências, valores, habilidades e atitudes que estimulem o envolvimento e comprometimento nas questões de sustentabilidade socioambiental.

Visa trazer contribuições principalmente para as demandas identificadas pelos moradores, assim como em estudos, pesquisas e produção de dados acerca da bacia hidrográfica do Puraquequara, considerados relevantes para a busca de soluções ou reduções das ameaças ambientais ao contexto psicossocial, aos recursos hídricos, florestais e à sociobiodiversidade na região desta Bacia.

O grupo de trabalho é constituído por docentes e discentes dos cursos de graduação da UFAM, por agentes educacionais de escolas locais, e por moradores do Puraquequara. Propõe a integração entre estudantes universitários e as comunidades tradicionais em interface com o espaço urbano, favorecendo a intervenção psicossocial e o trabalho transdisciplinar. As atividades são desenvolvidas através do ateliê ambiental, das rodas de conversa, espaços itinerantes de aprendizagens coletivas e encontros participativos de informação, capacitação, mobilização e articulação institucional.

Nossa preocupação encampa esforços conjuntos para sensibilizar moradores para as demandas socioambientais, apoiá-los e instrumentalizá-los no que diz respeito à educação ambiental e promoção de ações sustentáveis no bairro. Através da realização de ações junto às escolas, igrejas e associações comunitárias, propomos a instalação de um espaço permanente de discussão, que possa alcançar todas as comunidades do Puraquequara.

O Programa propõe ainda apoiar estudantes universitários residentes no bairro, contribuindo para assegurar sua permanência até a conclusão do curso de graduação.

 

PROGRAMA CSPA

O Centro de Serviços de Psicologia aplicada - CSPA, atualmente, está voltado para o atendimento psicológico a pessoas da comunidade em geral, inseridas por demanda espontânea ou encaminhadas de outros locais. Sua abrangência vem sendo ampliada, tanto no que concerne ao público atendido, quanto aos campos de atuação; envolvendo (além da escuta e do acolhimento psicológico) avaliação psicológica, neuropsicológica, psicossocial e orientação profissional.

Objetiva realizar serviços de acompanhamento psicossocial a pessoas em situação de vulnerabilidade, contribuindo também para a formação acadêmica dos graduandos do curso de psicologia.

O CSPA atua como espaço de atividade psicossocial a público diversificado; na realização de psicoterapia breve, cuja contribuição é trazer mais objetividade a processos nos quais exista uma circunstância urgente, ou viabilizar a realização de atendimento a pessoas que não tenham muita disponibilidade financeira, ou de tempo, desde que não sejam melhor beneficiadas com atendimentos a longo prazo.

Além disso, a realização de pesquisas voltadas a práticas psicoterápicas e avaliações psicológicas faz-se de suma importância, pois, a partir da pesquisa, torna-se possível traçar o perfil e as principais demandas do público inserido nos serviços prestados pelo Centro.

A contribuição à formação acadêmica também pode ser evidenciada, tendo em vista que o CSPA se propõe contemplar o tripé ensino-pesquisa-extensão.

Fim do conteúdo da página